Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Momento Nostalgia: Maurão

 
Nesses dias, comecei a ouvir e relembrar com muito carinho as músicas que tocavam na Imprensa Gospel (saudades!). Um dos músicos que lembro com muito carinho é o Maurão que, além de compositor, foi o cara que marcou a minha infância e adolescência.
 

Maurão, além de compor músicas com letras inteligentes que falam da mensagem da cruz de maneira direta, sem rodeios, evangelizava com seus bonecos, visitando diversas igrejas (inclusive a minha igreja batista de infância!). Saudades do Maurão e seus bonecos.
 
 
Uma das músicas das quais gosto muito é Que pena, John, cuja letra fala da condição vazia e pobre do homem sem Cristo. Acredito que essa música foi escrita na época do assassinato de John Lennon, pois a melodia e alguns trechos lembra a música Imagine do músico inglês.


A estrutura da música é demais: Maurão se inspirou no poema E agora, José de Carlos Drummond de Andrade e compôs essa música totalmente evangelística.
 
 
Vejam o trecho do poema e comparem com a letra da música do Maurão.

E agora, José?
Carlos Drummond de Andrade

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

(…)

Que pena, John
Maurão

Que pena, John
Você imaginou todos no céu, João
Mas se esqueceu de falar do caminho, João
Pra se chegar lá no céu

Que pena, John
Você quis mudar todo o povo, João
Mas nem você nasceu de novo, João
A mudança de todos começa em cada um de nós

E agora, João?
E agora, José?
Onde está o teu sonho e a sua mulher?

Você falou da paz sem ter A PAZ
E falou do amor sem ter O AMOR
Você mentiu pra você mesmo, João
Que pena, John

Que pena, John
Você se lembrou de você e dos seus, John
E se lembrou de esquecer de Deus
Teria sido diferente com Jesus na sua vida

Essa música é uma crítica direta à hipocrisia do músico inglês que pregava uma coisa que não vivia de verdade, mentindo para si mesmo. Muitas vezes, admiramos certas pessoas (muitas vezes, me via admirando John Lennon) e nos esquecemos de que elas rejeitaram o amor de Jesus em suas vidas. E agora que morreu, “E agora, John?”

Hoje, não sei se muitos cantores gospel teriam essa coragem de expor o pecado daqueles que blasfemam de Deus, mas essa letra deixo como meditação para mim mesma, como levo a minha vida e como estou na minha caminhada rumo ao céu.
 
E agora, Marcia? Espero não chegar no Grande Dia e disserem para mim: "Que pena, Marcia".
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nunca estamos satisfeitos




“tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contente.” I Timóteo 6:8

Nesses dias, comecei a meditar na minha medíocre vida carnal. Quero, na minha carne, ter mais alguma peça de roupa para andar na moda, aumentar o meu salário, fazer algum outro curso etc. etc. etc.; ou seja, nunca estou satisfeita com o fato de “apenas” ter o que me vestir, o que comer, saúde e disposição.

Por andarmos na carne aqui na terra, sempre teremos essas cobiças nos tentando e, se não fosse o versículo de Timóteo, acredito que estaria em perdição, pois passaria o tempo satisfazendo às vontades egoístas da minha carne até cair na cilada do nome no SPC. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Aleluia.

Outra coisa que mexeu comigo nesses dias, relacionada ao versículo acima, foi a morte de duas pessoas no auge da carreira profissional e financeira. Um cantor e compositor acabou com a sua vida em seu apartamento, mesmo com muito dinheiro no bolso, amigos de montão espalhados pelas redes sociais e inúmeros fãs. Uma dona de uma grife de roupas conceituada, segundo algumas testemunhas, cometeu suicídio ao pular da janela do quinto andar de seu apartamento e Higienópolis (bairro nobre de São Paulo).

O que há em comum nessas duas vidas? Depressão. Mesmo satisfeitas materialmente, rodeadas de amigos famosos e intelectuais, sempre faltou alguma coisa para completar as suas vidas; elas NUNCA estavam satisfeitas, continuavam vazias, deixando a depressão afundá-las cada vez mais, levando ao suicídio.

Passo, também, pelos meus momentos de depressão e não tenho nem 10% da renda deles, mas a diferença é ter aceitado a Cristo como Senhor e Salvador e poder contar com ele para não cair em tristeza e amargura, tocar a vida pra frente sempre. Passaremos por tribulações sempre, pois Jesus nos disse que teríamos aflições aqui na terra, mas o Mestre venceu o mundo.

Que o Senhor me ajude, a cada dia, praticar esse pequeno versículo, mas fundamental para que eu não caia em alguma cilada de Satanás. Tenho comida, saúde, roupa, conforto de uma casa, educação... pra que reclamar?