Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 6 de março de 2012

Dízimos: a verdade segundo a Bíblia (parte 2)

Nós aprendemos na primeira parte de Dízimos, a verdade segundo a Bíblia, sobre as diversas formas de ofertas e dízimos que o povo judeu deveria dar e sobre o destino dos dízimos. Neste post, vamos aprender mais sobre o livro de Malaquias, pois é lá que se encontra a famosa citação sobre o dízimo e, por ser mal aplicada, muitos a temem.

Para quem não sabe, profeta era uma pessoa escolhida por Deus e, com o Espírito do Senhor, profetizava ao povo de Israel para arrependimento, consolação. Malaquias foi um destes profetas de Deus; suas profecias estão registradas no livro homônimo, o último do Velho Testamento.

O livro de Malaquias inicia com o seguinte versículo:


“Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias.”

Ora, entendemos neste livro, as atitudes do povo de Israel era reprovada pelo Senhor, pois não andava de acordo com a Lei do Senhor (Êxodo, Levíticos, Números...). Neste livro, há uma série de reprovações do Senhor:

• Os sacerdotes não estavam cumprindo corretamente o ritual do tabernáculo, trazendo animais defeituosos como ofertas sacrificiais (v.6-14). Mesmo tendo animais sadios, era oferecido o defeituoso.

• Infidelidades conjugais (v.10-16).

• O roubo dos dízimos e ofertas (v.6-12)



Quanto ao último item, o Senhor estava se referindo aos dízimos citados em Levíticos 27-30-32 e às ofertas no decorrer do livro de Levíticos.
Lembremos que este livro foi escrito na época da Lei. Jesus ainda não tinha nascido para trazer o Novo Testamento. Em livros como Romanos, Gálatas e Hebreus, é mencionado sobre a ineficácia da Lei, dizendo até que a sua prática era maldita(Gálatas 3:13).

Gálatas é um livro que deve ser meditado, pois relata sobre os israelenses que queriam continuar a praticar a Lei (neste caso, referia-se à circuncisão, mas podemos citar toda a Lei, como as diversas ofertas e os dízimos). Segundo seu autor, Paulo, não há necessidade de praticar de novo a Leis, pois o Novo Testamento já é completo; é pela fé no Filho de Deus (Gálatas 2:20). Então, não devemos mais nos preocupar se estamos praticando obras da Lei, como os israelenses do livro de Malaquias (devolução dos dízimos, que é o mais citado dentre os evangélicos), mas, se estamos continuamente praticando aquilo que Jesus nos ensinou (saiam do Velho Testamento e leiam o Novo Testamento, por favor!!).

Portanto, no livro de Malaquias, estão relatados todas as reprovações do Senhor quanto à prática da Lei, lembrando que Jesus não havia nascido ainda, e que agora, com a Justiça de Deus através de Jesus Cristo, não há necessidade de nos preocuparmos em verificar se estamos fora da Lei, pois agora vivemos na fé do Filho de Deus.

0 comentários :