“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.” Mateus 19:21
Enquanto Jesus ensinava para algumas pessoas, um jovem, que era muito rico, se aproximou do Mestre e perguntou o que devia fazer para conseguir a vida eterna? O Salvador disse para guardar os mandamentos, aqueles que foram dados a Moisés. O jovem afirmou que fazia isso desde que era criança.
Ao ler isso, podemos afirmar que não falta nada para o rapaz “ir para o céu”, mas, para Jesus, sim. O Mestre fez um teste a ele, como pudemos ver no versículo introdutório. Infelizmente, o jovem não concordou com a proposta do Senhor e saiu triste.
Isto deve ser sempre uma preocupação aos verdadeiros cristãos: sempre falta alguma coisa, algum mandamento para cumprir, alguma obra da carne para deixar, alguma tentação para abandonar... enfim, vida cristã é sempre uma busca pela perfeição.
Quanto ao nosso caráter, claro que nunca seremos perfeitos, pois somos pecadores, mas, como igreja de Cristo, devemos estar irrepreensíveis para nos encontrar com o noivo:
“para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27
Por isso, não posso concordar com o que dizem: igreja não é perfeita. De acordo com a Palavra, ela deve ser perfeita, sim! Senão, não sobe.
Um outro exemplo que “falta alguma coisa” também se encontra em Apocalipse, na carta à igreja de Éfeso:
“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4
Quando a Bíblia afirma que devemos nos examinar antes de tomar a Santa Ceia, acredito que não seja somente para esse momento importante, mas também todos os dias, pois, como somos carnais, podemos cair e perder a salvação.
Portanto, de acordo com as Escrituras, sempre falta alguma coisa para alcançar a perfeição de uma igreja imaculada. A Bíblia, além de nos alertar para nos examinar, mortificar as obras da carne, sermos espirituais a carnais etc. nos ensina vigiar para não cairmos em tentação. Deus nos conhece e sabe que podemos cair a qualquer momento. Ele nos ama e não deseja que isso aconteça. Por isso:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo (...).” I Coríntios 11:28
0 comentários :
Postar um comentário