Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

domingo, 15 de julho de 2012

Não devemos sustentar os que não amam a Palavra de Deus


"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro garladão. Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco saudeis. Porque quem saúda tem parte nas suas más obras." II João 7-11
Tantos livros na Bíblia, e as pessoas se esquecem dos pequenos livros, os quais trazem apenas alguns versículos, sem divisão em capítulos. É o caso de II João, o qual traz os versículos expostos na chamada dessa postagem.

Como podem perceber, são versículos que deixam bem claro a posição do verdadeiro cristão diante daqueles que prevaricam* à verdade de Cristo. Além de descrever os prevaricadores como enganadores, anticristos e de não terem a Cristo em suas vidas, não podemos recebê-los em nossas casas, nem ajudar seus falsos ministérios.

Para saber se uma pessoa é um prevaricador do evangelho de Cristo, devemos ter comunhão com Deus por meio de sua Palavra e oração diária, para que possamos exercer o discernimento de acordo com a Bíblia e ajuda do Espírito Santo. Isso requer uma boa disciplina diária.

Quero ilustrar o que escrevi com algumas reflexões da nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD, 1998) referentes aos versículos de II João expostos acima. Vejam:

O amor à lealdade do crente a Cristo e à Palavra de Deus devem levá-lo a rejeitar e considerar inimigo do evangelho de Cristo qualquer crente professo (ministro ou leigo) que não for zeloso da "doutrina de Cristo" e dos apóstolos. Todos aqueles que distorcem a doutrina bíblica e a ela se opõem, não devem ser recebidos na comunhão da igreja.

Deus adverte o crente a ter cuidado, para não aceitar os falsos ensinos. É preciso cuidado, porque "já muitos enganadores entraram no mundo (v. 7).

O crente deve classificar todos os ensinadores que não permanecem na doutrina de Cristo, como mestres sem Deus e sob condenação divina (Gálatas 1:9). Deus proíbe o crente de apoiar ou sustentar financeiramente o trabalho de tais mestres e de participar do mesmo. Isso seria participar com eles na oposição a Deus e à sua Palavra e ser passível da mesma condenação dos ensinadores que transigem com a verdade.

Percebem que nem podemos contribuir financeiramente com os falsos ensinadores da Palavra de Deus, pois seremos cúmplices somente pelo fato de apoiarmos os seus trabalhos malignos. Agora, usem o discernimento para identificar os falsos ensinadores da atualidade, os quais recebem contribuições de toda a espécie. Esses contribuidores não estão perecendo junto com eles?

Para finalizar, deixo mais uma reflexão da nota de rodapé da Bíblia citada acima, a qual afirma que os que não amam verdadeiramente o evangelho de Cristo, com certeza, não concordarão com os versículos de II João. Isso não é de se espantar, pois um dos sinais da volta de Cristo seria a apostasia (I Timóteo 4):

Essas palavras solenes de João, inspiradas pelo Espírito Santo, são uma ofensa para muitos na igreja hoje. Acham que a admoestação de João está destituída de amor ou espírito de união. Porém, o ensino de João parecerá errado somente para quem não tem interesse pela glória de Cristo, pela autoridade da Palavra de Deus e para as pessoas que se destroem pelo seu repúdio à verdade de Deus.

*Faltar ao cumprimento do dever por interesse ou má-fé; desobediência (Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, 2009)

2 comentários :

Laudinei- NEI disse...

Publiquei no meu blog: exemplobereeano.blogspot.com


Laudinei

Marcia Moreira disse...

Fico feliz que um texto meu tenha edificado a sua vida. Um grande abraço e fique na paz do Senhor.