Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidado com a presunção


“Eia agora, vós eu dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.” Tiago 4:13-16
Nos versículos expostos acima, está claro que presunção é pecado, ou seja, afirmar que vai fazer ou ter alguma coisa sem a orientação do Senhor é um ato maligno. Não sou eu quem está dizendo, mas a Palavra de Deus. Afinal, o que é presunção?

Segundo um dicionário de língua portuguesa conhecido, um dos significados é “pretensão”, que, por sua vez, significa “direito suposto ou real, reivindicado por um indivíduo”. Tudo bem, reconheço que planejar sem a orientação de Deus pode trazer consequências terríveis na minha vida espiritual, mas não é o que a maioria dos pastores evangélicos prega por aí.

Uma das coisas que acontece nas “manifestações espirituais” das igrejas evangélicas é a chamada “confissão positiva”. O pastor, bispo, seja lá quem for o líder pede para os participantes começarem a declarar “a benção” ou “a vitória” ou “que você vai ter ou realizar determinada coisa”, sem consultar as Sagradas Escrituras e temer a vontade e a direção de Deus. Isso é presunção, que, como a Bíblia afirma, é maligna.
Não há problema algum em fazer planos. Isso é bom, pois a nossa vida não fica parada. Mas devemos pedir a orientação do Senhor e esperar com paciência (Salmos 40:1), afirmando que “seja o que Deus quiser” se tal realização acontecer na minha vida; senão, continuarei louvando ao Senhor do mesmo jeito. Isso é depender e temer a Deus. Já a presunção nos leva à rebelião, fazendo com que Deus se torne o nosso Papai Noel. Ora, Ele é o meu salvador e ponto final!
Os pastores evangélicos, conhecidos como guias cegos segundo o Senhor Jesus Cristo, ensinam coisas pecaminosas aos públicos sem o devido temor a Deus e a sua Palavra, levando muitos à perdição eterna. Os membros (outros cegos) pecam juntamente com seus pastores pelo fato de aceitarem mandingas gospel. Veja o que diz Mateus 15:14:

“Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.”
Veja o fim daqueles que seguem e pregam falsos ensinos:

“(...) Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.” Mateus 15:13
Muitas vezes, ficamos revoltados por causa da proliferação desses falsos pastores e ensinos; infelizmente, muitos seguem por amarem mais a carne do que as Escrituras, e haverá um fim trágico a todos eles.
Portanto, a presunção é pregada de maneira tão sutil que muitos despercebidos biblicamente estão caindo nessa, os quais declaram “eu posso todas as coisas naquele que me fortalece” sem discernimento bíblico. Cuidado, pois isso é mais uma cilada do deus desse século. Jesus disse “Deixai-os”, ou seja, que isso é para acontecer para que, verdadeiramente, os que estão em Cristo se manifestem.

0 comentários :