Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Engano quem acredita que Deus se alegra com a nossa prosperidade material



“Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7
Um dia, Jesus comparou um pecador a uma ovelha que se perdeu de suas companheiras; o pastor, deixando as demais, foi procurar até encontrá-la. No final, o Mestre compara a ovelha perdida a um pecador, afirmando que o céu se alegra quando uma pessoa se arrepende de seus pecados. Bom, é isso que deveria ser na prática nas igrejas evangélicas, mas, infelizmente, não.

Uma pessoa se arrepende de seus pecados quando lhe ensinam que ele é pecador e não merece a salvação de Deus (Romanos 3:23). Sabendo disso, deve haver constrangimento e tristeza nessa pessoa por saber que é possível estar separado de Deus, mesmo sendo rico ou pobre, doente ou saudável. Assim, é ensinado a ela que Jesus Cristo veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados e, pela fé, o aceitamos como salvador de nossas almas (João 3:16; Efésios 2:8).

Deve-se ensinar ao novo cristão que não é só isso. Tem uma porta estreita para entrar (Mateus 7:14), que, de tão apertada, poderá esfriar a fé no Senhor Jesus Cristo (I Pedro 1:7). Para isso, o neófito deve aprender a orar e conhecer as Escrituras para resistir ao Diabo (Tiago 4:7), que anda ao derredor, buscando a quem possa tragar (I Pedro 5:8). Só assim, são cumpridas as palavras do versículo introdutório dessa postagem: o céu entrou em festa, pois um pecador se arrependeu de seus pecados.

Perceberam que descrevi a mensagem da cruz de Cristo, que é muitas vezes blasfemada por atitudes insanas de pessoas ditas conhecedoras da Palavra de Deus, que trocaram essa mensagem por campanhas de vitória, amizades coloridas, baladas gospel em favor da comunhão, a busca pela paz mundial, conquistas dos bens materiais dessa terra etc. O problema é que as pessoas que buscam essas mentiras não sabem que são pecadoras, nem se arrependeram de seus pecados e aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, pois a mensagem da cruz não foi ensinada a elas – ou foi feita de qualquer jeito. Esses “irmãos” tomaram um “banho” de batismo e correm o risco tremendo de não ouvirem a trombeta.  


Por causa disso, não há alegria no céu por essas pessoas que buscam alegrar as suas carnes em vez de matá-las por amor a Cristo. Não sabem (ou sabem) que devem negar as suas vidas e carregar uma cruz para seguir a Cristo (Mateus 16:24). Não sabem que o caminho da salvação é estreito, e largo é o caminho para perdição. Uma pessoa, sendo rica, pobre, com saúde ou não, deve saber que é pecadora para se arrepender de seus pecados e aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. Se a pessoa continuar rica, pobre, com saúde ou não, só Deus sabe. O mais importante é a alma salva. O céu jamais se alegrará com a nossa vitória financeira ou prosperidade material.

0 comentários :