Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 13 de março de 2012

Apocalipse - Carta às sete igrejas: Éfeso

"Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentiroso; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembra-te, pois, de donde caíste, e arrepende-te, e pratica as  primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Apocalipse 2:2-5

Hoje à tarde foi realizado em minha casa um culto ao Senhor. Cantamos hinos da Harpa Cristã e, depois, iniciamos mais uma meditação da Palavra do Senhor, pois é isto que é um verdadeiro culto ao Senhor: oração, cânticos e, o mais importante, a doutrina.
Em dois domingos, através do Espírito Santo, vamos meditar no que o Senhor Jesus Cristo disse às sete igrejas situadas na Ásia através de cartas, sendo a primeira, nesta série de postagens, à igreja situada em Éfeso.

Bom, o que estava acontecendo nesta igreja? Os irmãos de lá realmente eram cristãos de verdade: padeciam pela Palavra do Senhor, não aceitavam falsos ensinos, muito menos falsos profetas, faziam realmente a obra do senhor com muita paciência e sofrimento. Porém algo mais importante que tudo isso havia se perdido naquela igreja: o primeiro amor. Vejam a definição deste termo através da nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD, 1998):

"Isto se refere ao primeiro e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e sua Palavra. Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultso na igreja não bastam. A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e a sua Palavra como um todo. O amor sincero a Cristo resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade."
Acredito que, por mais que os efésios eram praticantes das doutrinas da Palavra do Senhor, faltou a verdadeira motivação para isto: o amor ao Senhor Jesus e à sua Palavra. Muitos são praticantes, mas deixaram de amar ao Senhor Jesus, de ser dependente dEle, de ter uma vida de oração e leitura da Palavra, deixaram que o mundo fosse mais importante do que a Sua santidade, deixaram que o amor à obra do Senhor fosse maior que ao próprio Senhor da obra. Quem deixa o primeiro amor pode correr o risco de perder a salvação também, caso não se arrependa (v.5).

Esta carta nos ensina que a pessoa, por mais que faça obras e mais obras, que consiga identificar um falso profeta, falso pastor, falso doutor e tantos outros falsários por aí, se deixar de amar a Cristo, de reconhecer o seu sacrifício na cruz pelos nossos pecados, de vigiar e de ter o cuidado de observar as Escrituras diariamente, deixará de ser um vencedor, ou seja, perderá o direito de estar no Céu.

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus." Apocalipse 2:7

0 comentários :