Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

domingo, 11 de março de 2012

Cuidado com o coração

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." I Samuel 16:7


Este é o versículo que a maioria dos evangélicos usa para justificar algumas atitudes "boas", porém contrárias à Palavra do Senhor, dizendo que Deus olha para o coração, não para as atitudes.

Se perceberem bem, antes de ungir a Davi, Deus alertou a Samuel para não olhar a aparência. Segundo a Bíblia, o homem é incapaz de olhar para o coração do homem, somente Deus é que possui esta capacidade.

Ao meditarmos nas Escrituras, descobrimos homens que, por causa de uma atitude que, aparentemente, era agradável aos homens (e, por que não, a Deus), não estava de acordo com os mandamentos do Senhor. Citamos um exemplo: no momento em que se trazia a Arca da Aliança de volta para o povo judeu, um homem, com as maiores das intenções, tocou na Arca para que ela não caísse, mas "a ira do Senhor se acendeu [...], e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus" (II Samuel 6:7).

Quanto a aparência, segundo o versículo do início desta postagem, Deus fala sim, mas quando fazemos acepção de pessoas. Veja o que diz Tiago 2:1 sobre o que não podemos fazer:

"Meus irmão, não tenhais fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da Glória, em acepção de pessoas."
Este versículo é claro: que adianta confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor se ainda escolhemos os "melhores" e deixamos de lado os "não melhores" segundo a aparência? Isso é pecado.

E nos dias de hoje, o que fazemos fora das Sagradas Escrituras, mas com a desculpa que Deus vê o coração? Vemos estes homens que se autointitulam "servos de Deus" (e não são), pregando sobre um falso Cristo, uma falsa fé, uma falsa Palavra, mas o que importa são as "conversões" em massa, ou seja, o resultado.

Algumas pessoas também usam este versículo para justificar modismos mundamos que levam para a comunhão com os "irmãos". Por exemplo, tatuagens e piercing. Pergunto: qual a intenção realmente fazer uma tatuagem ou um piercing senão aparecer, se exibir. Segundo Eclesiastes, isso é vaidade, ou seja, exaltação a si mesmo, o que não leva o cidadão ao Reino dos Céus. Estas pessoas dizem que o que importa é o coração, o que ela sente em relação à Cristo, mas se esquecem de que agora que estão no Senhor, é necessário negar-se a si mesmo e carregar a sua cruz (Mateus 16:24). É negar o mundo mesmo!

Portanto, devemos tomar cuidado com certas explicações bíblicas que são usadas como desculpa para fazermos a vontade do mundo, que jaz no maligno. Cuidado também quando chegam pra você e te digam "senti no coração que...", pois o coração é enganoso (Jeremias 17:9). Para permanecermos em Cristo, devemos vigiar com nossas atitudes e deixar o coração de lado para, enfim, alcançarmos a coroa da justiça.

0 comentários :