Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 12 de março de 2012

Igreja viva ou morta?


"E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tem nome de que vives e estás morto." Apocalipse 3:1

Ontem, no culto doméstico em minha casa, meditamos no capítulo 3 de Apocalipse, que fala sobre a mortidão espiritual da igreja de Sardes e dos poucos que não se contaminavam com isso.

O último livro da Bíblia se inicia com as sete cartas escritas pelo nosso Senhor Jesus Cristo aos anjos de sete igrejas da Ásia; anjo, nesta leitura, significa o pastor, bispo ou presbítero, ou seja, o líder eclesiástico.

Neste capítulo 3, é aberta a carta ao anjo da igreja de Sardes, que já inicia com o conhecimento de nosso Senhor às obras desta igreja, que eram más aos olhos do Senhor. Esta igreja tinha aparência de que estava viva, mas estava morta espiritualmente.

Uma igreja morta não é aquela que sempre está vazia de membros. É a que apresenta um templo (ou vários templos) enorme, apoteótico, cheio de pessoaslindo de morrer, tudo em nome da vaidade e avareza do seu líder espiritual; é aquela que cobra dízimos e ofertas demasiadamente fora da prosperidade dos irmãos, com falsos argumentos de que o irmão deve ter fé para conquistar tal promessa - falsa, diga-se de passagem; é aquela que coloca uma roupagem mundana para conquistar os mundanos, esquecendo-se de que temos o Espírito Santo para nos convencer de todo o pecado, sem disfarce algum de impiedade; e outras obras carnais que vemos por aí.

Como cristãos remidos no sangue do Cordeiro, não temos que aceitar estas obras carnais feitas "em nome de Deus" para nós. No versículo 5, está escrito que havia poucas pessoas que não se sujavam com a mortandade espiritual da igreja de Sardes, tornando-se dignas do Senhor.

Mas o Senhor Jesus abre caminho para o arrependimento do anjo e seus membros, ou seja, quando a graça ainda estiver operando neste tempo, há esperança de arrependimento, mas a pessoa deve reconhecer que está errada, pedir perdão e não pecar mais, assim como Jesus disse para a mulher adúltera: "Vais, e não peques mais".

Contudo, devemos estar vigilantes para não cairmos nas falsas doutrinas de uma igreja morta, que se diz viva através de obras mentirosas e, para aqueles que quiserem sair desta, basta se arrepender e voltar para a simplicidade do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Se quisermos estar vivos, basta vigiar e orar para não cair em tentação.

0 comentários :