Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

domingo, 11 de março de 2012

A igreja evangélica é um odre velho

"Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim, ambos se conservam." Mateus 9:17

Meditando na Palavra do Senhor hoje, li esta passagem que se tratava de jejum, mas que no final, virou um sermão para toda a igreja hoje.

Jesus Cristo, ao dizer estas palavras, não pregou para nos tornarmos beberrões de vinho (aliás, bebedice é uma obra da carne, segundo Gálatas 5), mas disse comparou as suas palavras com as de um vinho novo que deve ser conservado em odres novos, ou seja, em vidas verdadeiramente transformadas pelo Senhor através de sua Palavra; odres velhos significam pessoas que se corromperam com o vinho em que há contenda (Efésios 5:18), isto é, deixaram o fermento dos fariseus entrarem em suas vidas.

Sobre o vinho novo e odre novo, vejam o que eu li a respeito na nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal:

"O vinho novo era suco fresco de uva, não fermentado, representando a mensagem salvífica original de Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo, demonstrados no dia de Pentecostes. O empenho máximo de Jesus era que o evangleho original, juntamente com o poder redentor do Espírito Santo, não sofressem qualquer mudança, corrupção ou perda. Esta interpretação tem o amparo da solicitude de Cristo, no sentido de qeu o evangelho (o vinho novo) não seja alterado pelos ensinamentos (o fermento) dos fariseus e do judaísmo (o fermento como elemento fermentador e modificador da massa)."
Percebem a preocupação de Jesus Cristo, que não haja mistura ou modificação de suas palavras na comunhão dos irmãos (conhecido como igreja). Em I Coríntios, Paulo afirma que "o nosso corpo é o templo do Espírito Santo", que não podia se contaminar através da prostuição carnal que havia entre os "irmãos" de Corinto. Sendo assim, o que está acontecendo com a igreja evangélica não é a mesma coisa?

Deixou-se entrar falsos ensinos, doutrina de demônios (fermento) na igreja evangélica que, com isso, acredito que o que era odre novo se tornou em odre velho; a igreja deixou de ser a noiva adornada do Senhor, prostituiu-se, deixou o vinho velho estragar o odre novo. Será que há esperança?

De acordo com as Escrituras, um dos sinais da volta são os tempos trabalhosos (II Timóteo 3:1-2) e também a apostasia. Sendo assim, devo ter esperança de que os que estão cegos podem voltar a enxergar, e também que a tendência é que piore a cada momento, pois sinais que não podem mudar.


Portanto, que a igreva evangélica se tornou em odre velho, disto não tenho dúvida. Devo tomar cuidado para não deixar que o vinho fermentado entre em minha vida, pois quero ser um odre novo a cada dia que sou cristã aqui na terra, aguardando a volta de meu Senhor; também desejo o mesmo aos meus muitos e amados verdadeiros cristãos que estão espalhados no mundo inteiro e para aqueles que deixaram o fermento entrar em suas vidas voltarem a ser odres novos, em arrependimento de seus pecados.

0 comentários :