Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 12 de março de 2012

O bom pastor e o mercenário

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às ovelhas e as traz para fora. E, quando tira para fora as ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." João 10:1-5

No dia 19 de dezembro deste ano, foi realizado o último culto doméstico na casa do meu irmão e meditamos no capítulo 10 do evangelho de João, onde se trata da parábola do Bom Pastor, que é o nosso Senhor Jesus, e também dos ladrões e merecenários, os quais são os falsos profetas e pastores que conhecemos muito bem.

Primeiramente, a "ovelha" cristã, que conhece a Palavra do Senhor e a pratica diariamente, é a que conhece a voz do Mestre e a segue; de modo algum seguirá a voz do estranho, ou seja, das falsas doutrinas que existem por aí. A advertência é que as ovelhas devam fugir dos ladrões e mercenários.

Os falsários que já conhecemos muito bem com suas doutrinas de demônios são denominados, segundo as Escrituras, de ladrões e mercenários, pois não entraram pela porta, que é Jesus, mas por um outro caminho, com a finalidade de roubar e destruir as ovelhas. Infelizmente, é o que estamos vendo por aí: "ovelhas" que não têm o cuidado de examinar as Escrituras, ouvem discursos lisonjeiros que amansam as suas almas e acabam seguindo estes falsários, idolatrando-os.

Nos tempos da Graça, não podemos nos esquecer de que Jesus Cristo continua sendo a porta para a salvação e vida eterna e também que Ele é o "Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas" (v.11). Já o mercenário nãó está nem aí com as ovelhas, pois vem para matar e destruir, entregando as ovelhas ao lobo, que é Satanás. Além de mentir para as ovelhas, "foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas" (v.13); puxa, além destes falsários lançar doutrinas de demônios, também entregam as ovelhas ao próprio deus deste século.

Como pudemos perceber, somente o conhecimento das Escrituras é que poderão nos ajudar a reconhecer a voz do Bom Pastor, que é Jesus Cristo, e que existem pastores verdadeiros do evangelho em todo o mundo, mas, infelizmente, o número é pouco; o que aumenta a cada dia é o número de mercenários da fé que querem acabar com as ovelhas, levando-as para o inferno. Como disse Jesus: "Vigiai e orai".

0 comentários :