Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 12 de março de 2012

Chega de leitinho!

"Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discenir não somente o bem, mas também o mal." Hebreus 5:13-14

Esta é a última parte da nossa meditação deste último domingo, no culto doméstico na casa de meu irmão. Na passagem de Hebreus 5:11-15, o autor fala aos hebreus sobre a inexperiência quanto ao conhecimento do evangelho recebido por eles. No versículo 12, é descrito que eram já para serem mestres no conhecimento das doutrinas de Cristo expostas a eles. Mas era necessário que se ensinasse tudo de novo para eles, ou seja, alimentá-los com o leite, porque não estavam exercendo suas faculdades, ou seja, praticando e passando pra frente.

Isso acontecia porque os hebreus eram "tardios em ouvir" (v. 11). O versículo 14 deixa bem claro que era necessário que se colocasse em prática tudo o que haviam aprendido para discernir o bem e o mal, o certo e o errado.

Comparando com os cristãos contemporâneos que têm a Palavra do Senhor e a praticam, estes conseguem discernir o certo e o errado, praticando o "sim, sim e não, não". Isto é o alimento sólido de que a Bíblia fala. Somente estes cristãos sabem, e se afastam, de todas estas falsas doutrinas que estão por aí: Teoria da prosperidade, dentes de ouro, apoio a construções de megatemplos (pra quê??), apoio a certos pastores que escondem dinheiro em Bíblias, enfim, são tantas que até dói a cabeça.

Quem se alimenta de leite são bebês que ainda não podem mastigar um alimento sólido, pois os dentes ainda não foram formados; só depois disto é que poderiam se alimentar de algo mais sólido como legumes, um pedaço de carne etc. São as pessoas que, acredtando que sejam cristãs, vão em tudo quanto é doutrina falsa (inclusive as que citei acima), cantam (achando que estão louvando a Deus) músicas antropocêntricas e avarentas, leem tudo quanto é livro de autoajuda, acreditando que estão se "enchendo do Espírito, se autoflagelam e falam mal dos católicos que fazem a mesma coisa e muitas e muitas outras coisas que podemos encontrar por aí e também na "Expomamom".

Portanto, devemos sempre conhecer as Escrituras Sagradas, pois sempre haverá um conhecimento novo que ainda não adquirimos, colocando-o em prática sempre. Isso é o alimento sólido de que tanto precisamos para o nosso crescimento e discernimento espiritual. Quanto ao leitinho, devemos tomar cuidado para não esfriarmos espiritualmente para que não voltemos mais à mamadeira e, com isso, caiamos nos ventos de falsas doutrinas que existem por aí. Vigiai e orai.

0 comentários :