Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 13 de março de 2012

Apocalipse – Carta às sete igrejas: Pérgamo

“Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.” Apocalipse 2:13-16

O que eu gosto das cartas às igrejas descritas no livro de Apocalipse é que as advertências do Senhor a eles são as mesmas que encontramos por aí, só que com outros nomes.

Bom, a terceira carta foi entregue ao anjo (pastor ou presbítero) da igreja situada em Pérgamo. Assim como as demais, ela se inicia com um reconhecimento por parte do Senhor pelas suas obras (verdadeiras, não as falsas que vemos por aí) e sua fé permanente em Cristo. Mas a advertência nesta carta não é para todos, é somente para alguns que estão se desviando ao ouvirem certas doutrinas de demônios, dando atenção a suas próprias obras carnais.

A primeira advertência é para os que seguem a doutrina de Balaão. Ora, o que seria esta doutrina? Na igreja de Pérgamo, já existiam falsos pastores que pregavam doutrinas malignas, levando seus seguidores a se tornarem idólatras, mundanos e outras imoralidades, muitas delas citadas nas obras da carne em Gálatas 5. Hoje em dia, há pastores dizendo que “O melhor de Deus ainda está por vir” (e Jesus Cristo onde fica?), que ensinam a sua congregação a ser avarenta com coisas materiais, que “formam” casamentos com pessoas que não se amam de verdade, afirmando que o casal já tinha sido separado por Deus, a serem idólatras com seus líderes etc., etc., etc.; enfim, não mudou muito, somente as épocas.

A segunda advertência é aos que seguem aos líderes que pregam as doutrinas dos nicolaítas, as quais afirmam que a imoralidade sexual não afetava nossa Salvação em Cristo. Esta imoralidade a Bíblia dá o nome de prostituição ou fornicação (relação sexual com várias pessoas fora do casamento; devemos ter um único parceiro – marido ou esposa – para nos relacionarmos sexualmente até a volta do Senhor), sodomia ou efeminado (homossexualismo, lesbianismo etc.) dentre outros; quem pratica estes pecados contra o corpo, que é o templo do Espírito Santo, não entrará no Reino dos Céus. O que está acontecendo hoje em dia? Adolescentes que, mesmo disciplinados com a doutrina bíblica, preferem se rebelar e transar com “toda a igreja”, homossexuais afirmando que Deus os aceita como são (Deus abomina o pecada, mas aceita o pecador arrependido) etc.

Interessante, é que no final das advertências, Jesus dá a chance de se arrependerem de seus pecados. Este é o amor de Deus através de Jesus Cristo. Mesmo a pessoa vivendo em pecado, antes Grande Dia, há tempo de se arrependerem, senão, só na Grande Tribulação.

Percebem que estes pecados estão presentes na atualidade da igreja dita evangélica. Por isso me afasto cada vez mais, pois é isso que a Bíblia me adverte. Assim, sigo meu caminho rumo ao Céu. Aos que estão seguindo esta doutrina de demônios, há chance de arrependimento antes do Grande Dia, senão, será tarde demais.

0 comentários :