Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cadê a disciplina na igreja?

Estava meditando na Palavra do Senhor, para ser exata, no capítulo 5 do livro de I Coríntios, que fala justamente do tratamento de disciplina que deve ser dado ao irmão que se encontra em pecado e se recusa a sair dele. Segundo Paulo, o imitador de Cristo, é para tirar o irmão do meio da igreja. Nos dias de hoje, é como se o destituísse de qualquer cargo eclesiástico para "sentar-se no banco" ou, com severidade, ser convidado a sair do ministério.

Confesso que, infelizmente, não vejo alguma disciplina deste tipo sendo praticada pelas igrejas evangélicas (se é que devo chamá-las assim). É muito "passar a mão na cabeça do irmão" que eu via, ou seja, o que diz exatamente o versículo 2 deste capítulo: "Estais inchados e nem ao menos vos entristeceis, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação".

É assim o estado da igreja evangélica: estão inchados devido à aceitação costumeira do pecado entre os "irmãos". Aceitam o fato de os jovens terem relação sexual com as jovens, a avareza, a inveja, o "puxar o tapete" nos ministérios, ou seja, a igreja evangélica é um nojo só de iniquidades toleráveis; e o líder eclesistático, onde se encontra?

Costumo estudar as notas de rodapé da minha Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD) e me deparei com uma que fala justamente do porquê da disciplina entre os irmãos:

"Paulo declara que a igreja, sendo um povo santo, não deve permitir nem tolerar a imoralidade entre seus membros. Cita três razões por que a igreja deve disciplinar um membro culpado:
1) Para o bem do culpado (v.5). A exclusão pode despertá-lo para ver a tragédia do seu pecado e sua necessidade de perdão e restauração;
2) Por amor à pureza da igreja (vv 6-8). Tolerar a iniquidade numa igreja é rebaixar paulatinamente o padrão moral de todos;
3) Para o bem do mundo (v. 1). A igreja não poderá ganhar homens e mulheres para Cristo se ela mesma for semelhante ao mundo."
Um líder eclesiástico, seja pastor ou bispo, que não disciplina uma certa denominação, não tem fé no Senhor, nem na sua Palavra, temendo o que o homem pode fazer. Ora, o homem não é nada diante da potente mão do Senhor.

Portanto, infelizmente, a igreja dita evangélica no Brasil deixou de ser um exemplo de moral para o mundo, pois se igualou à sociedade pecaminosa, sociedade esta que devemos nos afastar todos os dias do seu sistema. Tudo isto está acontecendo por causa da apostasia já profetizada pelo apóstolo Paulo, que se instalaria na igreja nos finais dos tempos. Entristeço-me por ver a situação eclesiástica ímpia nos dias de hoje, mas, ao mesmo tempo, me alegro por saber que tudo isso é um dos sinais do advento de nosso Senhor. Maranata!

0 comentários :