Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

domingo, 11 de março de 2012

Quo Vadis, Domine?

Enquanto assistia à versão de 1951 do livro Quo Vadis? na televisão, fiquei intrigada com uma cena em especial: a do discurso de Pedro aos cristãos que o ouviam em uma caverna, de forma clandestina, porque eram perseguidos pelos romanos devido a sua crença em um "carpinteiro". Nela, o apóstolo fazia o sinal da cruz como os católicos.


Daí percebi que é uma história com a visão católica, e não do verdadeiro cristianismo da Palavra de Deus.
Curiosa, pesquisei sobre a história. Trata-se de um filme baseado em um livro escrito no final de século XIX pelo polonês Henryk Sienkiewicz (1846-1916), ambientado na Roma imperial de Nero. Descobri também que a expressão título do livro Quo Vadis, Domine? vem do latim e significa, "Para onde vais, Senhor?", baseada em livros apócrifos, as quais dizem que Jesus apareceu a Pedro, quando este deixava Roma, dizendo para voltar. O apóstolo perguntou: "Para onde vais, Senhor"; segundo estes livros, Jesus disse que "Estava indo para Roma para ser crucificado novamente". Então, Pedro retornou, foi preso e crucificado de cabeça para baixo, segundo estes livros apócrifos.

Para quem não sabe, os livros apócrifos são aqueles que não se encontram na Bíblia Sagrada, a Palavra do Deus Vivo, sendo um deles o Evangelho de Judas que repercurtiu por um bom tempo nas discussões eclesiásticas. A Bíblia não menciona como Pedro morreu, então, sendo esta descrição encontrada em um livro que não posso considerar como Palavra de Deus, devemos tomar cuidado ao assistir a este filme, não confiando totalmente em seu conteúdo.

Portanto, só pelo fato de assistir a Pedro fazendo o sinal da cruz diante dos cristão, devo condenar este filme por não se tratar do verdadeiro apóstolo, que jamais iria inventar esta simbologia, levando os católocos a devotarem um Jesus crucificado ainda. Mas ele ressucitou, está à destra de Deus e aguardando o momento em virá para nos buscar.

0 comentários :