Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 12 de março de 2012

Parábola das dez virgens para todos

Na continuação do sermão do culto na casa do meu irmão, neste último domingo, também meditamos sobre a parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), tão lida nas igrejas, mas com interpretações cada vez mais parecidada com um leitinho de criança.


Vamos meditar, primeiramente, no primeiro versículo:
"Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo."
Percebem que as dez virgens são comparadas àqueles que esperam pela mesma pessoa em um mesmo grupo de pessoas: o Noivo, Jesus Cristo.


Agora, vamos meditar nos versículos 2 a 4:
"Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas."
Comparando com o grupo de pessoas que acabei de citar, todos têm suas próprias lâmpadas, ou seja, são conhecedoras da Palavra de Deus, mas a metade é prudente, isto é, são praticantes, obedientes aos mandamentos do Senhor; a outra metade é néscia: conhecem a Bíblia mas não pratica um só versículo, seguindo várias doutrinas que não são do evangelho. No final, sabemos quem foi se encontrar com o Noivo, não é? Claro que foram as prudentes, as que vigiavam. As néscias receberam o seguinte recado: "Em verdade vos digo que não vos conheço" (v.12).


Sabemos que tem um número elevante de evangélicos aqui no Brasil, mas pergunto: será que estes evangélicos que amam as riquezas deste mundo podem ser considerados prudentes para se encontrar com o Noivo? Não está faltando azeite para eles?

Acredito que se estes mesmos evangélicos fossem, realmente, praticantes do evangelho de Cristo, não chamaria tanta atenção da mídia; seria um número bem reduzido, porque quem quer seguir a um evangelho que diz para negarmos a nós mesmos, não amar o mundo, não ser como os ricos, não amar o dinheiro etc.?

Por isso Jesus disse que "muitos são chamados, poucos são os escolhidos" (Mateus 22:14), o número dos que vão se encontrar com o Noivo de verdade é pouco, não elevado como vemos aí.


Enfim, para ser com as virgens prudentes, não é só me batizar e frequentar uma igreja (o famoso "esquenta-banco"), devo, principalmente, pôr em prática o evangelho de Jesus Cristo, ser sal da terra e luz do mundo, não amar o mundo, não aceitar as heresias, nem apoiar quem ensina tais coisas. Para isso, devo meditar na Palavra do Senhor, assim, poderei, verdadeiramente, me encontrar com o tão esperado Noivo. Termino esta postagem com o versículo 13: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora."

0 comentários :