Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 13 de março de 2012

Resistindo a tentações, como Jesus

"Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo; e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Estás escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então, o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhes: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e eis que chegaram os anjos e o serviram." Mateus 4

No domingo passado, como disse na última postagem, houve culto na minha casa em que meditamos especificamente nesse pequeno capítulo do evangelho de Mateus, que trata da tentação que Jesus Cristo sofreu frente a frente com o inimigo de nossas almas, o diabo.

Percebam que essas tentações não são nenhuma novidade para nós, pois somos tentados com coisas assim ou semelhantes. Na primeira, Jesus foi tentado não pela fome, mas em mostrar o poder que vem de Deus antes do tempo, prosseguindo para uma futura soberba por ser o "Filho de Deus"; Jesus resistiu por conhecer e praticar a Palavra de Deus. A mesma coisa foi com as outras duas tentações: uma para demonstrar que pode ir atrás do perigo que o Senhor iria protegê-lo e a segunda, com o pecado da soberba e ganância, mas que, para ter tudo o que deseja seu coração, deveria se prostrar e adorar ao inimigo; Jesus também resistiu pela Palavra do Senhor.

O que nós podemos aprender com isso? Se Jesus sofreu com essas tentações, será que nós, reles mortais, não sofreremos também? A diferença foi que Jesus, por conhecer e ter discernimento na Palavra do Senhor, conseguiu resistir às tentações de Satanás. Observem que Jesus disse “Vai-te, Satanás” sem dó, temendo mais ao Senhor do que pela sua própria carne; Ele agiu da mesma maneira com Pedro, quando este O interrogou sobre a sua morte.

Sabemos que o mundo caminha cada dia para sua própria destruição, pois têm chegado os finais dos tempos, e as tentações tendem a ser cada vez piores. Por isso, é recomendado termos um ótimo conhecimento bíblico, ser cheios do Espírito Santo, ter vida de oração e temor a Deus para resistirmos ao Diabo todos os dias de nossas vidas, assim como Jesus Cristo resistiu. A nossa carne não gostará nada disso: sentiremos muitas dores no corpo e na alma. Mas o resultado é a nossa coroa celestial que nos aguarda e a garantia de que Deus cuida de nós e de que o diabo fugirá de nós quando nós o resistirmos (Tiago 4:7).

0 comentários :