Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

sexta-feira, 9 de março de 2012

O peregrino

De tantos livros evangélicos que andam vendendo por aí, O peregrino, com certeza, é o menos lembrado pelos consumidores gospel, que só pensam em autoajuda para prosperarem em todas as áreas de suas vidas, esquecendo-se de que são cristãos, que há uma luta entre a carne e o sangue enquanto somos peregrinos aqui na Terra.

Este trabalho é uma narrativa da jornada de um verdadeiro cristão aqui na terra, das lutas e tribulações por quais passam para chegar à Cidade Celestial.

O escritor deste livro, publicado em 1687 com o título The Pilgrim's Progress, foi o pregador inglês John Bunyan (1628-1688).

O personagem principal é um jovem peregrino chamado Cristão que, durante a sua jornada por um caminho estreito, indicado pelo Evangelista, carregava um fardo pesado em suas costas da qual queria se livrar. É somente por este caminho que o Cristão alcançará o seu destino eterno.

Durante a sua jornada, Cristão conhece inúmeras pessoas, com nomes que nos levam a obras da carne ou ao fruto do espírito, tais como Hipocrisia, Boa Vontade, Sr. Intérprete, Desespero dentre outros; também passa por alguns lugares como com nomes alegóricos da Bíblia como A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas dentre outros. 

Também surgem inúmeras dificuldades para chegar ao seu destino, com muitos sofrimentos e torturas emocionais. Mesmo assim, Cristão mantém-se atento e sóbrio, encontrando auxílio em Fiel que, mais tarde, seria executado pelos Infiéis da Feira das Vaidades. Depois, o peregrino encontra outro companheiro de viagem, o Esperançoso, que juntos, conseguem chegar ao lugar que tanto almejavam. 

Eu sempre digo que ser cristão é algo tão simples. Este livro realmente trata da jornada do cristão aqui na Terra: com lutas, provações, sempre carregando o peso da sua fraqueza carnal. No final, quando nós, os peregrinos, nos encontrarmos com o Senhor Jesus, vamos deixar este peso que carregamos para gozarmos da Vida Eterna no Céu.

0 comentários :