Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 6 de março de 2012

Cristão pode ter "jeitinho brasileiro"?

Há duas semanas, fui ao banco para fazer um depósito em minha conta-corrente (fruto do suor do meu trabalho, e não de falsas-campanhas gospel!) e me deparei com a seguinte cena: um homem e sua mulher, a qual estava com uma criança recém-nascida no colo, ambos na fila preferencial; o problema é que quem fez as transações bancárias foi o homem, e não a mulher. Considerei a atitude deste homem muito baixa, aproveitando-se da mulher para conseguir vantagens, o famoso "jeitinho brasileiro".

Pensando nisto, pesquisei na Internet o significado desta expressão:

O “jeitinho brasileiro” tem imperado em nossa sociedade corrupa, que jaz no maligno. Infelizmente, encontramos este estilo de vida também no meio “gospel” (cristão verdadeiro não tem este estilo, pois se afasta de toda a aparência do mal – I Tessalonicenses 5:22).
“’Jeitinho’, expressão brasileira, é um modo de agir usado para driblar normas e convenções sociais. É uma forma de navegação social tipicamente brasileira, em que o indivíduo pode utilizar-se de recursos emocionais – apelo e chantagem emocional, laços emocionais e familiares, recompensas, promessas, dinheiro etc. – para obter favores para si ou para outrem, às vezes confundido com suborno ou corrupção.

Normalmente o indivíduo sabe que não é certo fazer determinada coisa e a faz. Porém, quando chega a punição é dado um jeitinho de se esquivar da responsabilização pelo ato, algo como "varrer a sujeira para baixo do tapete", por isto tem este nome. Pode-se citar alguns exemplos da longa lista de pequenos pecados que cometemos:

• Pagamento de taxa, para ser aprovado no exame para tirar a carteira de motorista, mesmo não sabendo dirigir com segurança.
• Dar dinheiro para o guarda de trânsito anular a multa. Normalmente, para não ser preso, usa-se a frase "tem como dar um jeitinho", uma vez que esta não é considerada suborno.
• Deixar tudo para ultima hora: pagamentos, inscrições, responsabilidades.
• Considerar que o Honesto é um paspalho e que o Malandro é o bom e achar que a Honestidade deve ser combatida com desprezo e a corrupção "se dar bem" louvada como estilo de vida.
• Trabalhar pouco e querer ganhar muito, querer que os outros trabalhem em seu lugar e que paguem suas despesas. “
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Cito alguns exemplos: vocês se lembram do desabamento do teto de uma igreja evangélica no Cambuci? Pois é, cadê as ofertas levantadas para idenizar as famílias que perderam seus entes queridos? Só vi ofertas para levantarem um "novo templo" (que vergonha!). Um outro exemplo é o de outra igreja evangélica que foi lacrada recentemente por não obedecer às devidas normas de funcionamento. O pastor, ao invés de reconhecer o seu erro, pediu oração para que volte a funcionar e para que seus "fiéis" se manifestem contra isso. Cadê o fruto do Espírito deste “homem de Deus”? Existem vários outros exemplos que não cabem nesta postagem e que, muitos de vocês, conhecem muito bem.

Todos nós somos suscetíveis ao erro e por causa da nossa natureza pecaminosa (Romanos 7:14-25) e, graças ao sacrifício de Jesus Cristo, podemos nos achegar a Deus, pedir perdão de nossos pecados e “... não pecar mais”. Infelizmente, não vejo arrependimento nestas pessoas, mas pura arrogância por serem autonominarem “ungidos do Senhor”. As pessoas que não vigiam, acabam idolatrando-as, tornando-se rebeldes às autoridades do país (Romanos 13). São cegos guiando outros cegos.

Jesus diz o seguinte: “..., mas ai do homem pelo qual vem o escândalo.” (Mateus 18:7). Nós, como cristãos, não devemos ter este tipo de conduta; somos sal da terra e luz do mundo para aqueles que perecem (Mateus 5:14-16). Devemos dar o exemplo sempre, mortificar a nossa carne (Romanos 8:13) que, com isso, produzirá fruto do Espírito (Mateus 5:3-13; Gálatas 5:22-24) e não seguir o exemplo (e contribuir com "ministério") destes falsos profetas - que são muitos! (II João 7-11).

Para finalizar, somos peregrinos nesta terra (I Pedro 2:11), nossa morada não é aqui, mas a Nova Jerusalém (aleluia!). Devemos ser exemplo em toda a nossa maneira de ser para que as pessoas observem Cristo em nossas vidas, sem dar um pingo de escândalo.

0 comentários :