Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

terça-feira, 6 de março de 2012

Dízimos: a verdade segundo a Bíblia (parte 1)

"Trazei todos os dízimos na casa do Tesouro para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3:10-11

Quando era adolescente, frequentava a igreja batista juntamente com a minha família. Fui ensinada naquela época que era para trazer o dízimo todo mês, pois era mandamento do Senhor. Então, comecei a separar 10% da minha mesada para a igreja e desde aquele momento nunca mais deixei de “devolver o dízimo”, como é falado.


Hoje sou uma adulta formada, dotada de inteligência pela misericórdia do Senhor, com um dom enorme de expor tudo o que aprendo através da escrita. Então, há dois anos, falaram-me que não era preciso “devolver o dízimo” porque era uma prática da Lei e estamos na Graça.

De início, não queria tocar em um tema “tão sagrado”, pois praticava isto há muitos anos, era difícil uma informação como esta entrar na minha “cachola” da noite para o dia. Por isso comecei a buscar ao Senhor em oração e na sua Palavra sobre este assunto.

Meses depois de busca, descobri realmente que estava pecando contra o Senhor por praticar algo da Lei, não aceitando a Graça do Senhor. Então, pedi perdão ao Senhor por este pecado e, a partir deste dia, não “devolvi o dízimo”.

Depois desta decisão, saí da igreja onde estava (graças a Deus, pois neste lugar, pratica-se muita heresia), comecei a trabalhar numa empresa melhor, minha vida financeira melhorou de forma extraordinária, enfim, coisas que não aconteciam durante o período em que devolvia o dízimo na igreja.

Este assunto tornou-se polêmico, pois a grande maioria concorda em devolver o que é de Deus, porém outros já foram libertos deste pecado.

Por isso resolvi escrever sobre este assunto segundo a Palavra do Senhor. Comecemos, primeiramente, com o significado de dízimos (isto mesmo, está no plural)

O que eram os dízimos?

Tudo começou no livro de Êxodo, com a saída do povo hebreu do Egito para a “terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:8), liderado por Deus através de Moisés. Quando o povo estava reunido, Moisés foi ao Monte Sinai para receber as Leis do Senhor, começando pelos Dez Mandamentos. Logo, Deus também deu instruções de como o seu povo deve se comportar, com diversas leis de conduta moral, como seria a construção do tabernáculo e de seus acessórios, como seriam as festas dentre outras coisas que hoje, pela Graça de Jesus Cristo, não podemos praticar mais (veremos isso mais adiante).

Chegando em Levítico, Deus começou a instruir o seu povo quanto aos diversos tipos de ofertas. Para isto, o povo deveria trazer animais de seu próprio gado, não era dinheiro de salário! Eram diversas ofertas, como holocaustos, ofertas de manjares, sacrifícios pacíficos e por certos pecados dentre outros. Todas estas ofertas eram em forma de sacrifício, isto é, deveria ser custoso para a pessoa.

Terminando o livro de Levítico, é citado no último capítulo, nos versículos finais, as dízimas que a congregação deveria trazer: Observem os versículos:


“Também todas as dízimas da terra, tanto cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são para ao Senhor.” (Levítico 27:30)
“No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.” (Levítico 27:32)
O destino dos dízimos

Segundo o livro de Números, os dízimos eram destinados aos levitas que, naquela época, cuidavam dos utensílios da tenda da congregação:


“Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos, nenhuma herança tereis.” (18:24)

“Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” (18:21)

Então, concluo nesta primeira parte, segundo a Bíblia, no Velho Testamento, que, além das inúmeras ofertas ao Senhor, estão inclusos os dízimos (ou dízimas), que eram uma forma de oferta ao Senhor através do fruto da terra ou de animais, tendo um destino certo: a tribo de Levi.

0 comentários :